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Condomínios


Invista em comunicação - O síndico é o principal agente de comunicação de um condomínio. Ele é o responsável por garantir que as pessoas sejam informadas sobre as novidades gerais, além de intermediar possíveis conflitos entre os condôminos. Em função disso, um bom síndico deve sempre se certificar que o condomínio conta com um canal eficiente de comunicação. Fique de olho no controle dos gastos e tenha organização - Uma característica fundamental é ser organizado. Administrar um condomínio envolve lidar com uma série de documentos que devem ser guardados corretamente, como notas fiscais, orçamentos e atas de assembleias. Nesse cenário, o ideal é sempre manter o hábito de arquivar qualquer papel que receber, assim ficará mais fácil de encontrar algum documento ou comprovante quando for necessário.



Gestão de condomínios

A base legal para o tratamento da contabilidade para condomínio é a Lei 4.591/64, mais conhecida como Lei do Condomínio. Em seu Capítulo VI, artigo 22, parágrafo 1º, fica determinado que compete ao síndico “manter guardada, durante o prazo de cinco anos para eventuais necessidades de verificação contábil, toda a documentação relativa ao condomínio.” Portanto, a obrigação do síndico ou administrador não é exatamente executar serviços contábeis mas manter a posse de registros que comprovem a movimentação financeira. A propósito, o mesmo artigo 22 prevê que compete ao síndico prestar contas à Assembleia Geral, no entanto, não determina que ela seja feita nos moldes contábeis oficiais.